quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MALAQUlAS 1:3 - Se Deus é amor, como pôde Ele odiar uma pessoa?

PROBLEMA: Na parte final do versículo 2 e na primeira parte do versículo 3, Deus diz: "Todavia amei a Jacó, e odiei a Esaú" (SBTB). Contudo, João diz: "Deus é amor" (1 Jo 4:16). Como um Deus de amor pode odiar alguém?

SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, Deus não está falando da pessoa Esaú, mas da nação que proveio dele, ou seja, Edom. Portanto, ele não está expressando ódio a uma determinada pessoa, nessa passagem.

Além disso, a nação de Edom merecia a indignação de Deus pela "violência feita a teu irmão Jacó [Israel]" (Ob 10). Eles se posicionaram ao lado dos inimigos de Israel, fecharam o caminho por onde poderiam escapar, e até mesmo entregaram aqueles que tinham permanecido (vv. 12-14).

Finalmente, como no caso dos nicolaítas, Deus odeia as obras do pecador, mas não o pecador em si. João diz aos crentes que eles devem odiar as obras dos nicolaítas, as quais Deus também odeia (cf. Ap 2:6; veja também os comentários do Salmo 5:5).

2 comentários:

  1. Olá, Paulo. Paz.

    Estive vendo seu blog. Como ele está nos parâmetros bíblicos, nós podemos fazer parceria, sim.

    Eu não coloco banner lá no meu blog, mas seu link já está lá. Fique tranquilo rsrs

    Deus te abençoe, irmão. Bom e belo blog esse seu, viu?

    Tharsis
    Assem-Bereia de Deus

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Paulo, como és seguidor do blog Ministério Evangelístico, vim para lhe apresentar meu outro blog, o blog Espada do Espírito, que propões a genuína pregação do Evangelho, espero a sua visita, seguirei o seu blog.

    Abraço em Cristo

    Júnior Rubira
    www.blogespdadoespirito.blogspot.com

    ResponderExcluir

Paul Washer - Não Conhecemos o Evangelho de Jesus Cristo