domingo, 1 de novembro de 2009

MOVIMENTO DO NOME SAGRADO

O QUE É O MOVIMENTO DO NOME SAGRADO?


O Movimento do Nome Sagrado é um movimento religioso que começou por volta de 1920-30. Segundo alguns pesquisadores, esse movimento nasceu dentro das igrejas de Deus do Sétimo Dia. Alguns dizem que alguns indivíduos antes de 1930, já haviam publicado panfletos e livretes a respeito do assunto envolvendo a polêmica dos nomes sagrados. A principal preocupação deste movimento é com o homônimo escrito e oral do nome sagrado Yahweh (inglês) ou Iavé (português), uma das muitas formas de pronunciar o nome de Deus; e também Yahshua para Jesus. Desta ênfase deriva o nome deste Movimento. Enquanto a forma mais popular do Nome vem a nós como Yahweh, nas Bíblias hebraicas é hvhy e nos manuscritos e gravuras como hwhy. Em inglês este tetragrama é representado como YHWH ou YHVH.


É UM MOVIMENTO UNIFICADO?

Não. O movimento é fragmentado tanto no Brasil como nos Estados Unidos.
Neste último parece que o maior deles é o chamado "A Casa de Yahweh". No Brasil existem a Igreja de Deus Testemunhas de Ierrochua, Comunidade Judaica Messianitas, Igreja do Senhor Yahôshuah, Testemunhas de Yehoshua, Gideões de Yehoshua Hamashiach, Igreja do Deus Yehoshua e outras; até mesmo um grupo dissidente dos adventistas do Sétimo Dia já se envolveram com mais esta heresia.


QUANTOS ADEPTOS EXISTEM?

Não sabemos ao certo. Nos EUA alguns acreditam que existem perto de 7.000 adeptos. Aqui no Brasil não existe estatística quanto ao número correto de membros. Mas pelo tamanho das comunidades existentes talvez não ultrapasse a cifra de mil.


QUAIS SÃO SEUS PRINCIPAIS LÍDERES AQUI NO BRASIL?


É difícil averiguar este ponto, pois o movimento é formado por pequenas comunidades independentes. Todavia, a literatura que temos pesquisado para obter informações deste movimento trás o nome de Haroeh José Cláudio Pinheiro, Josué B. Paulino, Ivo Santos de Camargo, Djalma Mathayah Pynto e outros.


O QUE CRÊEM OS ADEPTOS DO MOVIMENTO DO NOME SAGRADO?


Os pontos doutrinários assim como o movimento é fragmentado. Não existe um consenso geral doutrinário. Todavia, podemos traçar um perfil geral das várias doutrinas esposadas por eles:


1.Alguns negam a inspiração do Evangelho de Mateus, sob alegação de que é um livro apócrifo;


2. Ensinam que o nome correto de Jesus é Yehoshua e que Jesus significa deus-Cavalo;


3. Fazem ligação entre Jesus (no grego Iesous) com Esus, um deus celta, pretendendo com isso afirmar que os cristãos são pagãos;


4.Ensinam que o número 666 (número da Besta de Ap 13.6,18) se enquadra no nome de Jesus;


5. Negam o nascimento virginal de Jesus, ensinando ser ele filho de José e Maria;


6.Negam a doutrina da Trindade, afirmando que o Pai é o Filho e o Filho, o Pai (Unicismo);


7. O batismo é realizado em nome de Yehoshua-Mashiach;


8. Crêem em duas classes de pessoas: os cristãos, que vão para o céu; e os judeus, assírios e egípcios, que irão herdar a terra;


9. Negam a salvação de quem invoca o nome de Jesus. Só há salvação para quem invoca o nome Yehoshua;


10. Ensinam a guarda do sábado como fator necessário à salvação.


11. Renegam o nome de "cristãos", dizendo que tal nome foi dado para escarnecer dos discípulos, é um nome pagão.


12. Guardam festas e dias tipicamente judaicos; outras usam véu, praticam lava-pés, ósculo santo, comem pão ázimo etc...


ALÉM DESTAS ACIMA PODEMOS AINDA INCLUIR AS SEGUINTES CRENÇAS:


1. A pronúncia original do tetragrama pode ser determinada com certeza absoluta.

Muitos líderes dentro deste movimento acreditam e ensinam que a menos que a pessoa use o nome hebreu e só o nome hebreu para Deus, ele ou ela será condenado eternamente.

Contudo nenhum deles sabem de fato a pronúncia hebraica original do nome de Deus. Isso fica constatado quando comparamos os diferentes nomes usados por grupos dentro do movimento ou por indivíduos que vivem mudando constantemente o nome e sua pronuncia que acreditam ser sagrados. Para alguns deles Deus é chamado de Yah, Yahh, Yahweh, Yahveh, Iahueh, Yahwah, e Yaohu; para outros ele é chamado como Yhwh, Yhvh.


Jesus é chamado de Ierrochua, Yehoshua, por alguns; por outros de Yasha, Yeshua, Yahushua, Yaohushua, Iahushua, Yahvahshua, Yhwhhoshua.


A ortografia e pronúncia do Nome usadas por um grupo difere grandemente da pronuncia usada por outro grupo. Alguns o chamam de IAURRÚSHUA, E OUTROS DE Yahôshuah. Também em relação ao tetragrama temos uns com Yahweh, e outros com Yaohu, ou Yahuwah, e outros nomes. Estas ortografias e pronúncias são, na verdade, nomes diferentes. Então, entre os adeptos do movimento há muitos Nomes diferentes, cada qual sagrado aos seus usuários. E cada um está convencido que a ortografia particular usada por ele é o verdadeiro Nome que o anjo pronunciou a Maria. O pior de tudo é que muitos até vivem mudando de pronúncia! Isso mostra a tremenda confusão que impera no seio destes grupos heréticos.


Veja abaixo alguns exemplos dos diferentes tipos de escrever e pronunciar os nomes sagrados:


O nome de Deus conforme dado no Antigo Testamento


Yahwah Yahweh YHWH


Yah Veh Yah Yahway


Yaohu Ul Yahvah Yahuwah


Iahueh YHVH Yahuah


O nome de Jesus conforme dado no Novo Testamento


Yaohushua Yahvahosha YHWHSHUA


Yahshua Yahushua Yeshua


Iahushua Yashwa Yahoshua


Yahweh Ben Yahweh Yashua Y'shua


FONTE: /www.cacp.org.br

2 comentários:

  1. HERESIA É CRER NO NOME DE JESUS Deus sempre alertou seu povo sobre a troca do nome e nós sabemos quem tinha tal costume babilonia e hoje muitos teimam em segui-la ao invés de buscar o verdadeiro conhecimento dando ouvido a homens e ignorando DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Todo conhecimento,foi dados aos hebreus,e aos gentios atraves do nome sagrado,nao a outro nome no ceu ou na terra,a quem devamos ser salvos se nao um unico q esta no tetra grama,tudo q no tem,no faz parte,e sera pregado este evangelho do reino a vira o fim,no existe varios apenas,um.Em apocalipse diz:deu de beber a todas as nações e povos e reinos da terra se embreagou com vinho,todos beberam do vinho todas religiões etc..ou seja v6 tao tao acostumado com q o roma oferece a v6 q no procurar entender e nem a busca a origem quem v6 adoram de verdade..quer saber mas me chame no zap 73981835678

    ResponderExcluir

Paul Washer - Não Conhecemos o Evangelho de Jesus Cristo