sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

1 SAMUEL 8:7-9 - Como pôde Deus condenar o pedido feito por Israel para que fosse constituído um rei, quando em Deuteronômio 17 o Senhor havia dado as regras para a escolha de um rei?

PROBLEMA: As Escrituras testificam o fato de que Deus planejara um rei para Israel. Deuteronômio 17:14-20 estabelece especificamente as regras para a escolha de um rei em Israel. Entretanto, quando o povo de Israel pediu a Samuel que constituísse um rei, o Senhor disse a Samuel que o povo "não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele" (1 Sm 8:7). Como pôde então Deus condenar o pedido um rei feito por Israel, quando ele mesmo já havia dado as instruções para a escolha de um rei?

SOLUÇÃO: O contexto de 1 Samuel 8 mostra-nos que tanto a motivação como o método na busca de um rei foram incorretos. Em primeiro lugar, o motivo pelo qual eles queriam um rei não era certo. No primeiro versículo do capítulo 8 lemos que Samuel já tinha envelhecido, quando constituiu seus filhos por juizes em Israel. Entretanto, os filhos de Samuel não se comportaram de forma correta aos olhos de Deus. Quando o povo foi até Samuel, pedir que ele lhes constituísse um rei, não foi porque quisessem ter um homem de Deus reinando sobre a nação, mas porque queriam que um homem reinasse sobre eles. Eles consideraram erroneamente como atos de Samuel a administração que Deus vinha operando através dele.

No dia em que Saul foi escolhido, Samuel lembrou o povo de que foi Deus quem os livrara de todos os seus males, e disse-lhes: "Mas vós rejeitastes hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos..." (1 Sm 10:19). Eles ignoraram completamente o fato de que era Deus quem os protegia e sobre eles reinava, e não Samuel ou qualquer rei humano que este constituísse. Conseqüentemente, não era a Samuel que eles estavam rejeitando, mas sim a Deus.

Em segundo lugar, eles erraram não buscando o Senhor no que diz respeito ao rei que governaria Israel. Não se preocuparam em pedir a direção de Deus. Eles simplesmente pediram a Samuel que lhes constituísse um rei. Quando os anciãos de Israel foram até Samuel, eles disseram: "Constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações (1 Sm 8:5). Entretanto, segundo Deuteronômio 17:15 Deus determinara especificamente que o povo estabeleceria um rei, "aquele que o Senhor... escolher".

O pedido feito pelo povo denuncia sua total desconsideração quanto à participação de Deus no processo da escolha. Na verdade eles rejeitaram a Deus como seu rei e ele não se agradou disso porque não buscaram um homem de Deus, nem empregaram o método de Deus.

fonte: manual popular de Dúvidas,Enigmas e"Contradições"da Bíblia Norman Geisler - Thomas Howe

5 comentários:

  1. ola graça e paz miss paulo eu sou a miss. neta e preciso fala com voce sou da missao deus eu e voce ok sim este e omeu emdereço rosadesarom333@hotmail.com sim telefone 021 62 3577 25 39 q deus, te abençoe ricamente tu e familia sim tenho urgencia.obrigado miss.neta

    ResponderExcluir
  2. Seu banner já está no meu blog.


    Link: "http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

    ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.

    Que Deus te abençoe.

    Seja bem vindo ao "Blog Eu Sou o Mensageiro!",
    volte sempre que quiser.
    Espero te receber lá mais vezes

    Amo ler seus comentários e responde-los

    "http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

    Fique na paz do Senhor
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por ter visitado nosso blog.

    Olhe, gostei bastante da sua postagem, um belo estudo bíblico, por isso inclui seu blog na minha lista e tronei-me seguidor do mesmo.

    Deus continue te abençoando abundantemente.

    By: Heitor de Moraes.

    ResponderExcluir
  4. Novo post no "Blog Eu Sou o Mensageiro!" peço que visite sera rapido e edificante para sua vida.

    Link da postagen: http://aureliomcgomes.blogspot.com/2010/01/tristeza-na-alma.html

    "Ou clique aqui - Tristeza na alma!"

    Titulo: Tristeza na alma!

    Medite: Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Provérbios 3: 1 e 2.

    ..................Continua....................

    Leia o restante no blog "Blog Eu Sou o Mensageiro!",

    Amo ler seus comentários e responde-los

    "clique aqui para ir ao Blog Eu Sou o Mensageiro! http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

    Fique na paz do Senhor
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    Atenciosamente,
    "Aurelio MC Gomes - Blog Eu Sou o Mensageiro!"

    ResponderExcluir
  5. A Paz do Senhor seja contigo.

    Deuteronômio 17:17 Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si.

    Realmente, em Deuteronômio vemos considerações que se Salomão e Davi seguissem sofreriam bem menos dano. No exemplo do erro de Salomão, encontramos a idolatria entrando em larga escala em Israel, seus filhos se perdendo pela influência dos reinos idólatras que os cercavam, fazendo, pela sua maldade, perecer todo o povo.

    Deuteronômio 17:20 Para que o seu coração não se levante sobre os seus irmãos e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; para que prolongue os dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.

    Em tudo isso vemos o quanto é bom derrubarmos todos os "altos" de nossos corações e servirmos com integridade e retidão ao Senhor.

    O Senhor continue te abençoando ricamente.

    ResponderExcluir

Paul Washer - Não Conhecemos o Evangelho de Jesus Cristo