terça-feira, 11 de maio de 2010

MATEUS 5:17-18 - Jesus veio para pôr um fim na Lei de Moisés?

PROBLEMA: Jesus disse muito explicitamente: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir." Entretanto, certa ocasião Jesus aprovou seus discípulos quando eles quebraram a lei dos judeus quanto ao trabalho no sábado (Mc 2:24), e o próprio Jesus aparentemente aboliu a lei cerimonial ao considerar puros todos os alimentos (Mc 7:19).
Os discípulos de Jesus rejeitaram claramente muito do que era da lei do AT, inclusive a circuncisão (At 15; Gl 5:6; 6:15). De fato, Paulo declarou: "Não estais debaixo da lei e sim da graça" (Rm 6:14), e afirmou, também, que os Dez Mandamentos, gravados em pedra, tinham sido removidos em Cristo (2 Co 3:7,14).

SOLUÇÃO: Na questão quanto a se a Lei de Moisés foi abolida por Cristo, a confusão se estabelece por se deixar de fazer distinção entre várias coisas.
Em primeiro lugar, há a confusão do tempo. Durante sua vida terrena, Jesus sempre guardou pessoalmente a Lei de Moisés, inclusive oferecendo sacrifícios aos sacerdotes judeus (Mt 8:4), participando das festas judias (Jo 7:10) e comendo o cordeiro pascal (Mt 26:19). De vez em quando ele violava as tradições falsas dos fariseus, que tinham sido levantadas em torno da Lei (cf. Mt 5:43-44), repreendendo-os: "Invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição" (Mt 15:6). Os versículos que indicam que a Lei foi cumprida referem-se à situação depois da cruz, quando não há "nem judeu nem grego... porque todos vós sois um em Cristo Jesus" (Gl 3:28).
Em segundo lugar, há uma confusão quanto a certos aspectos. Pelo menos algumas das referências (se não todas) à Lei, a respeito de elas terem sido abolidas no NT, referem-se a cerimônias e tipos do AT. Esses aspectos cerimoniais e tipológicos da Lei de Moisés foram de forma clara abolidos quando Jesus, o nosso cordeiro pascal (1 Co 5:7), cumpriu os tipos e predições da Lei quanto à sua primeira vinda (cf. Hb 7-10). Nesse sentido, Jesus claramente aboliu os aspectos cerimoniais e tipológicos da Lei, não destruindo-a, mas cumprindo-a.
Finalmente, há uma confusão quanto a contexto, mesmo quando as dimensões morais da Lei são discutidas. Jesus, por exemplo, não apenas cumpriu as exigências morais da Lei por nós (Rm 8:2-3), mas também o contexto nacional e teocrático no qual os princípios morais de Deus foram expressos no AT não mais se aplica aos cristãos nos dias de hoje. Por exemplo, não estamos debaixo dos mandamentos como Moisés os expressou para o povo de Israel, porque, ao serem expressos ao povo nos Dez Mandamentos, eles traziam a recompensa de que os judeus viveriam uma longa vida "na terra [da Palestina] que o Senhor, teu Deus, te dá [aos israelitas]" (Êx 20:12). Quando o princípio moral contido nesse mandamento do AT é estabelecido no NT, ele se expressa num contexto diferente, a saber, num contexto que não é nacional nem teocrático, mas pessoal e universal.
Para todas as pessoas que honram seus pais, Paulo declara que eles terão "longa vida sobre a terra" (Ef 6:3). De igual forma, os cristãos não mais estão debaixo do mandamento de Moisés para cultuarem no sábado (Êx 20:8-11), já que, depois da ressurreição, das aparições e da ascensão (as quais ocorreram todas no domingo), os cristãos cultuam no domingo em vez de no sábado (veja At 20:7; 1 Co 16:2).
O culto do Shabbath, declarou Paulo, era no AT apenas uma "sombra" da realidade nova que foi inaugurada por Cristo (Cl 2:16-17). Já que até mesmo os Dez Mandamentos, como tais, foram expressos dentro de um contexto nacional, judeu, teocrático, então o NT pode falar corretamente que o que estava "gravado em pedras" foi, "em Cristo, removido" (2 Co 3:7,13-14).
Entretanto, isso não significa que os princípios morais contidos nos Dez Mandamentos, que refletem a verdadeira natureza de um Deus imutável, não são mais pertinentes aos crentes nos dias de hoje. De fato, cada um dos princípios contidos nos Dez Mandamentos é restabelecido num outro contexto no NT, exceto, é claro, o mandamento para descansar e cultuar no sábado.
Os cristãos hoje não mais se acham debaixo dos Dez Mandamentos tais como foram dados por Moisés, da mesma forma como não estamos debaixo dos requisitos da Lei Mosaica de sermos circuncidados (veja At 15; Gl 3) ou de levarmos um cordeiro ao templo em Jerusalém para ser sacrificado. O fato de estarmos presos a leis morais semelhantes confia o adultério, contra a mentira, contra o roubo e contra o assassinato não prova que estamos ainda debaixo dos Dez Mandamentos, assim como o fato de haver leis de trânsito semelhantes nos diversos estados de um país não implica que um infrator da lei no estado "A" esteja sujeito à lei do estado "B".
A verdade é que aquele que violou uma lei no estado "A" não violou lei alguma do estado "B", nem muito menos está sujeito às penalidades impostas neste estado. Da mesma maneira, embora tanto o AT como o NT se pronunciem contra o adultério, a punição no entanto é diferente - a pena capital no AT (Lv 20:10) e somente a excomunhão da igreja no NT (1 Co 5:1-13), com a esperança de uma reintegração mediante o arrependimento (cf. 2 Co 2:6-8).

fonte: Manual popular de dúvidas, enigmas e “contradições” da Bíblia / Norman Geisler, Thomas Howe

3 comentários:

  1. Amigo e irmão em Cristo creio haver um engano em sua interpretação da bíblia. Convido vc a visitar a página: namiradaverdade.com.br
    Jesus nunca aboliu sua lei(10 mandamentos). A circuncisão não faz parte dos 10 mandamentos. Circuncisão faz parte da lei cerimonial que foi abolida sim. SAcrifícios foram abolidos a partir do momento que Jesus morreu na cruz já q o simbolismo era que o cordeiro Jesus iria morrer. Como JEsus morreu na cruz não era necessário mais sacrifícios do cordeiro. A passagem Mateus 5:17 refere-se justamente para salientar que a lei moral(10 mandamentos) NUNCA seria abolida por Deus. Se assim fosse poderíamos matar, roubar, adulterar, cobiçar... enfim nada disso faria algum sentido, não acha? JEsus não deixou de guardar o sábado, porém mostrou que a guarda do sábado não deveria de modo algum ser guardada da maneira dos farizeus... tantos passos, se um animal se afogasse no poço ninguém poderia salvá-lo e etc. Jesus curou no sábado, deu de comer.... fez milagres. Ele apenas mostrou que o sábado deveria ser um dia de ajuda ao próximo e de descanso e meditação da palavra de Deus.
    Amigo, visite o site e faça suas perguntas... creio que vai descobrir um novo sentido na Bíblia. Vi em suas palavras muita sinceridade e Deus apenas enviou o Espírito Santo para lhe enviar essa msg! Um abraço!

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  2. Não podemos nos esquecer do que diz o versículo 18: Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. (Mt 5:18)

    A lei, em especial os 10 mandamentos verificando versículos subsequentes a Mt 5:17, não passariam até que tudo se cumprisse, até que céus e terra passem. Isso seria na cruz?

    A Bíblia diz claramente que não:

    Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe (Ap 21:1).

    Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça (2 Pe 3:13)

    Em Apocalipse, novos céus e nova terra ocorrerão após o juízo final e céus e terra passar não poderia ser a cruz, afinal depois dela Pedro ainda esperava novos céus e nova terra conforme texto acima.

    Querido irmão, os mandamentos de Deus são tão atuais tanto hoje como foram para Cristo, ele mesmo disse que a lei ainda não passou. Afinal, a guarda dos mandamentos é algo que vai distinguir seu povo na crise final antes do juízo (Ap 14.7, Ap 12.17)

    Paz em Cristo, que Deus os abençoe.

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  3. Concordo com o João e a Lila. Palavras muito esclarecedoras de vocês dois!

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Paul Washer - Não Conhecemos o Evangelho de Jesus Cristo