quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ALIANÇA DA REDENÇÃO

Esta aliança não é feita entre Deus e o homem, mas entre os membros da trindade, esta aliança estava incluída no decreto de Deus antes da criação “Ef 1:4”. Nessa aliança encontraremos a economia da trindade um acordo entre o Pai, Filho e o Espirito santo onde o Pai é o originador, o Filho o executor e o Espirito Santo o aplicador, esse acordo voluntario entre a trindade resultou no plano da salvação para o pecador. Sem nenhum merecimento ou contribuição do homem no plano da salvação.


Da parte do Pai, o Pai deu a tarefa para o Filho ser o fiador (é aquele que se faz responsável pelo cumprimento das obrigações legais de outro) sendo assim ele tomou sobre si a responsabilidade do seu povo cumprindo assim as exigências da aliança das obras “Rm 5:18-19”. Inclui tambem para dar o Filho um povo ao qual ele o redimiria “Jo 17: 2,6”. Prepararia um corpo para o Filho habitar como homem “Cl 2:9; Hb 10:5”. Seria seu representante “Cl 2:9”, daria toda autoridade no céu e na terra “Mt 28:18”.

Da parte do filho, ele viria ao mundo como homem e viveria sob a lei “Gl 4:4; Hb 2:14-18”, ele seria obediente ao pai “Hb 10:7-9”, foi obediente até a morte e morte de cruz “Fp 2:8”, e reuniria todos aqueles que o pai tinha o dado e que não se perderia “Jo 17;12”.

Da parte Do Espirito santo a algumas divergências entre esse assunto mais encontraremos respaldo na bíblia da grande importância do Espirito na aliança da redenção. Ele concedeu sua plenitude a cristo para realizar sua obra na terra “Mt 3:16; Lc 4:1,1418; Jo 3:34”, o Espirito santo no acordo seria o conselheiro e ensinaria os seguidores de Cristo “Jo 14: 16,17,26”, batizaria os cristão com revestimento para propagar a mensagem da salvação “At 2:8”, e convenceria o homem do pecado da justiça e do juízo “Jo 16: 8-11”.

autor: Paulo de Tarso
 auxilio bibliografico:
Grudem,Wayne. teologia sistematica. vida nova: são paulo,1994
Berkhof, Louis. teologia sistematica          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paul Washer - Não Conhecemos o Evangelho de Jesus Cristo