terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL

O verdadeiro sentido do natal começa com as promessas que DEUS fez a humanidade que se encontra na bíblia sagrada em vários livros do antigo testamento. Livro de (Genesis 3:15) “e porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
Livro de (ISAIAS 7;14) “Portanto o mesmo senhor vos Dara um sinal: eis que a virgem conceberá, e dara á luz um filho, e chamara o seu nome Emanuel”. O livro de (MIQUÉIAS 5;2-3) “E tu Belém efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, deste os dias da eternidade. Portanto os entregará até ao tempo em que a que está de parto tiver dado á luz; então o restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel”. Antes destas promessas a bíblia revela que DEUS criou o mundo e todas as coisas que há no mundo, após termina DEUS criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança para ser o pináculo da criação “e disse DEUS façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.” (GN:1;26) obviamente DEUS não nos criou exatamente como ele, por que DEUS não possui corpo físico e nem nos teu os seus atributos. O homem é o reflexo da sua gloria. Tendo a capacidade de refletir seu caráter através do amor, perdão, da paciência, bondade e fidelidade, em termos limitado as mesma qualidades racionais, mentais, emocionais, morais e espiritual característica pessoais que DEUS tem e, por isso, pode comunicar-se com ele.


A bíblia relata que o senhor deixou o homem e a mulher no jardim do éden e disse o SENHOR DEUS que comesse de todas as arvores do jardim, porém a que se encontra no meio do jardim não comesse, por que se comesse certamente morreria, assim avisado do perigo o homem e a mulher desobedeceu a DEUS comendo da arvore da vida, e na mesma hora abre-se os olhos de ambos para o pecado conhecendo entre o bem e o mal, e como o SENHOR os advertiu, entrou a morte, física e espiritual para todos os homens “portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (RM 5:12). E daí em diante o homem se tornou a imagem e semelhança de adão “e Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho a sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de sete” (GN 5:3), “no entanto, a morte reinou desde adão até Moises, até sobre aqueles que não tinham pecado a semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir” (RM 5;14).


Todos são descendentes da família de Adão; essa hereditariedade nos garante a morte. Todos nós colhemos os resultados do pecado de Adão. Herdamos sua culpa, sua natureza pecaminosa e a punição de DEUS. Entretanto por causa de JESUS, podemos trocar o castigo pelo perdão.


O sentido do natal, JESUS CRISTO de Nazaré o salvador da humanidade filho do DEUS altíssimo que veio ao mundo para salvar o que havia se perdido e assim veio reconciliar o homem com DEUS dando a oportunidade ao homem a vim ter novamente a imagem do DEUS altíssimo. “E Dara á luz um filho e chamarás o seu nome JESUS: porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (MT 1;21) Que grande misericórdia tem o Senhor nosso DEUS por nos perdoa dos nossos pecados, por dar seu único filho JESUS CRISTO para vim a terra morrer por mim e por você, não somos merecedores, o único pai que dar seu filho por uma nação rebelde, devassa, desviada dos princípios de DEUS, quão grande é o SENHOR, poderoso, misericordioso, para com nós, o que estamos esperando para reconhecer o seu grande amor “e disse lhe Pedro: arrependei-vos e cada um vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO para o perdão dos pecados, e recebereis o dom do ESPIRITO SANTO.” (AT 2;38) “Se com a tua boca, confessares ao Senhor JESUS e, em teu coração, creres que DEUS o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (RM 10: 9-10).


Este e o tempo oportuno de comemorar o nascimento do salvador, sabedor que a bíblia não relata a data do nascimento de JESUS. Mas nem por isso deixemos de comemorar esta data representativa de grande valor para a humanidade. E agradece a JESUS por tudo que vez por nós se esvaziando de si mesmo, ser o DEUS encarnado entre nós sofrendo tentação mais não cedeu, angústia, tribulações, foi traído, sofreu nossos pecados naquela cruz até a morte “Mas esvaziou-se de si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e achado na forma de homem, humilho-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz” (FP 2:7-8).


Que grande presente a humanidade recebeu, pelos sofrimentos do Messias hoje temos o caminho da salvação, Através da morte de Cristo foi paga nossa dívida pelo pecado (a substituição vicária de Cristo em nosso lugar) “assim também cristo, oferencendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, sem pecado, aos que esperam para a salvação” (HB9:28). Que o homem venha reconhecer este grande presente que nos é dado, reconhecendo JESUS CRISTO como único suficiente salvador de nossas almas.


 “POR QUE UM MENINO NOS NASCEU, UM FILHO SE NOS DEU, E O PRINCIPADO ESTÁ SOBRE OS SEUS OMBROS, E SE CHAMARA O SEU NOME: MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRINCIPE DA PAZ” (IS 9:6)


 “POR QUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, POR MEIO DA FÉ; E ISTO NÃO VEM DE VÓS, É DOM DE DEUS. NÃO VEM DAS OBRAS, PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE.” (EF 2:8-9)


paulo de tarso

Um comentário:

  1. Desejo a você um feliz natal atrasado ( rsrsrsrs ) e um prospero ano novo, que 2010 seja repleto de bençãos e paz e que neste ano que está chegando, você e sua família sejam grandemente abençoados.

    ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.
    Conto com você. Seja um seguidor, deixe seu COMENTARIO. Sei que posso contar com seu apoio!
    E SE VOCÊ JÁ É UM SEGUIDOR DESCULPE O INCOMODO MUITO OBRIGADO PELO CARINHO

    Link: "http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

    ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.

    Que Deus te abençoe.

    Seja bem vindo ao "Blog Eu Sou o Mensageiro!",
    volte sempre que quiser.
    Espero te receber lá mais vezes

    Amo ler seus comentários e responde-los

    "http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

    Fique na paz do Senhor
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!


    Coloquei seu banner no meu blog espero q faças o mesmo NOVO BLOG: Eu Sou o Mensageiro! Conto com você. Seja um seguidor. Sei que posso contar com seu apoio! Endereço: http://aureliomcgomes.blogspot.com/ Estou seguindo o seu blog.

    ResponderExcluir

Paul Washer - Não Conhecemos o Evangelho de Jesus Cristo