terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Os Usbeques

Usbequistão: Entre a vida e a morte.

Água poluída, terras agonizantes, poluição ambiental, são problemas que se associam à fé islâmica ressurgente entre os usbeques da Ásia Central.

Ele é grande e está morto. É o Mar de Aral, na pátria dos usbeques, Ásia Central. O Usbequistão é uma república da antiga União Soviética tendo por isto sofrido prejuízos irreparáveis.
Os planejadores da economia soviética escolheram o Usbequistão para ser o grande
produtor de algodão da União Soviética. Isto teria sido ótimo, se existisse água para implementar esta política. Infelizmente houve necessidade de desviar as águas que corriam para o mar de Aral, o quarto maior mar interior do mundo, que passou para a sexta posição. As últimas espécies de peixes morreram em 1983, pelo uso de pesticidas. Em alguns lugares a linha de praia recuou mais de 60 quilômetros. E agora as águas não só estão mortas, como também causam a morte.
Fortes ventos conduzem resíduos de pesticidas e sal diretamente do leito desértico do lago morto para o Usbequistão, que, por sua vez, vai se transformando inevitavelmente num deserto. Por isto, e também pela falta de água potável, os usbeques sofrem em grande proporção, de câncer de esôfago, problemas no fígado, doenças respiratórias e problemas nos olhos. Detêm também um dos mais altos índices de mortalidade infantil da Comunidade de Estados Independentes.

"Meu corpo padece de angústia e desejo
Os meus cabelos ficaram vermelhos
Do sangue das lágrimas.
Meus lábios são doces como sorvete de frutas.
Mas, sem encontrar o que busco, estou morrendo."
Lamento de Nadira, poetisa do século 19, esposa de um Khan, depois da morte de seu marido.

Floresce o Islam
Apesar das difíceis condições econômicas e ambientais, os usbeques estão conseguindo crescer em duas áreas: possuem uma das mais altas taxas de natalidade da Ásia (a família média possui sete filhos); e estão voltando às suas raízes islâmicas, reatando os laços com os principais países muçulmanos. O governo comunista dificultou as práticas islâmicas e o estudo da língua árabe, que agora são novamente aceitos.
Os usbeques eram o terceiro maior grupo étnico na antiga União Soviética e a maior minoria islâmica. Converteram-se ao Islã há séculos, como os uigures e outros grupos turcos, e consideram que o Islã faz parte de sua identidade individual e coletiva.

Patriarcais e comunais
O lar dos usbeques centraliza-se na figura paterna. Normalmente formam clãs e os laços de família são muito importantes. Dois terços dos usbeques vivem em cidades de no máximo 2500 pessoas e isto facilita este padrão tradicional, que nem mesmo 70 anos de comunismo conseguiu quebrar.
Gostam de música, poesia e de contar histórias. Durante a ocupação comunista mantiveram-se fiéis às tradições do uso de adornos muçulmanos, e agora estão novamente descobrindo a grande família muçulmana. Em 1990 a Jordânia enviou-lhes 60.000 exemplares do Alcorão, e a Arábia Saudita Um milhão.

Cristianismo
Tendo enfrentado 12 séculos de Islamismo e séculos de opressão da Igreja Ortodoxa Russa, o Cristianismo de fato não teve muita chance.
As melhores estimativas indicam a existência de uns 30 cristãos usbeques e em todo o mundo não há notícia de qualquer igreja cristã entre eles. O avanço do Cristianismo entre os usbeques só se conseguirá com missionários criativos e decididos. Será necessária muita oração por parte daqueles que os enviam até que se estabeleça uma ponte definitiva.
Alguns usbeques já tiveram contato com o evangelho, mas sem qualquer reação. Um jovem aceitou Jesus em 1980, mas foi recolhido a um hospital psiquiátrico por estar dando seu testemunho.
O Novo Testamento já está disponível, mas não é permitido distribuí-lo. A palavra usbeque significa senhor de si mesmo ou príncipe de si mesmo. Esta percepção juntamente com os fortes laços de família, dificulta a aproximação de estranhos a esta sociedade ao mesmo tempo orgulhosa e ameaçada.

ORE PELOS USBEQUES:
- Para que os cristãos russos que vivem entre eles sejam despertados para alcançá-los;
- Para que sejam salvos juntamente com suas famílias e vizinhos;
- Para que os fabricantes de tendas e outros visitantes estrangeiros possam alcançá-los com com paciência, amizade e sabedoria.
- Para que os usbeques do Afeganistão sejam salvos, bem como os que se encontram refugiados na China, Paquistão, Estados Unidos, Austrália e Alemanha.
- Para que haja material impresso e programas de rádio produzidos pelos poucos usbeques cristãos.
- Pelo surgimento de igrejas usbeques que possam crescer livres da perseguição.
- Para que possam ver-se a si mesmos como Deus os vê: amados, e aceitos como filhos.


Dados Estatísticos

Alfabetização: Alto índice, mas não em árabe.
Alimentação: Melão, frutas, chá, pão, arroz, carne bovina e de ovelha.
Artes    ***
Estrutura Familiar:  ***
Fonte de Renda:  ***
Idioma:   ***
Igreja:   ***
População: Superior a 16 milhões. No Usbequistão: 15 milhões (75% na República recém instalada são usbeques, dos quais 68% vivem no campo e 32% nas cidades) No Afeganistão/Paquistão: 1 milhão Na China, EUA, Austrália, Alemanha - Alguns milhares. Existem ainda usbe
Recreação:  Canções tradicionais, danças; poesia e humor; hospitalidade.
Religião: Muçulmana Sunita
Saúde:  Doenças resultantes da má qualidade da água, da higiene deficiente e infecções intestinais.

FONTE: WWW.MEG.ORG.BR

3 comentários:

  1. Sr. Paulo de Tarso,

    O sr. poderia exlicitar que tipo de opressão a Igreja Ortodoxa praticou contra os Usbeques, visto que a Santa Igreja Ortodoxa foi a grande mártir do regime comunista. O sr. não acha isto um contrasenso? e qum são esses poucos "cristãos" dos quais esta matéria (acredito que reproduzida) fala?

    No aguardo de sua resposta,

    Pe. Mateus

    ResponderExcluir
  2. Sr. Paulo de Tarso, (corrigindo erros de grafia)

    O sr. poderia explicitar que tipo de opressão a Igreja Ortodoxa praticou contra os Usbeques, visto que a Santa Igreja Ortodoxa foi a grande mártir do regime comunista? O sr. não acha isto um contra-senso? e quem são esses poucos "cristãos" dos quais esta matéria (acredito que reproduzida) fala?

    No aguardo de sua resposta,

    Pe. Mateus (Antonio Eça)

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE AO SR, PRIMEIRAMENTE AGRADEÇO POR SUA VISITA NO MEU BLOG É SINAL QUE TÁ MUITO INTERRESANTES PELOS LEITORES, EU SUPONHO QUE O SENHOR NÃO VIU OU NÃO LEU ATÉ O FINAL DA POSTAGEM LÁ ESTA INDICANDO A FONTE DE ONDE TIREI, POIS NÃO SOU O AUTOR DA MESMA, A VISÃO DO BLOG É UMA VISÃO MISSIONÁRIA POR INFORMAÇÕES DE VARIAS FONTES CONFIAVEIS, ENQUANDO AS SUAS INDAGAÇÕES VA NO SITE DA AUTORIA “QUE POR SINAL É UMA FONTE MUITO CONFIAVEL AO QUAL CONTINUAREI POSTANDO SUAS MATÉRIAS” E PERGUNTE AS ELES, OU ENTÃO TER UMA OLHADINHA NO GOOGLE E ACHARA VARIAS INFORMAÇÕES SOBRE A OPRESSÃO. SOBRE O COMUNISMO NÃO SÓ OS ORTODOXOS MAIS OS PROTESTANTES RUSSOS SABEM BEM O QUE É PERSEGUISSÃO DOS COMUNISTAS QUE DE NENHUMA MANEIRA NEGARAM A SUA FÉ E NEM FICARAM SUBIMISSOS AO COMUNISMO PELO CONTRÁRIO.INDICO ATÉ UM LIVRO COMO REFERENCIA SE QUISER LER " TORTURADO POR SUA FÉ" DE HARALAN POPOV. POR ULTIMO ME DESCULPE POR ALGUMA COISA QUE NÃO GOSTOU, MAIS VOU CONTINUAR COLOCANDO A VERDADE NESTE ESPAÇO

    ResponderExcluir

Paul Washer - Não Conhecemos o Evangelho de Jesus Cristo