Texto: EZ 37: 1:11
INTRODUÇÃO:
Ezequiel viveu na babilônia, foi treinado para ser sacerdote, e chamado por Deus para ser um profeta, proclamou a mensagem de Deus aos Israelitas cativo na babilônia, no capitulo 37 nos primeiros versículos o Senhor leva Ezequiel a uma visão que ilustrava como encontrava Israel, o profeta tem uma missão de levar a palavra de Deus para o povo.
1º A posição do homem de Deus
1. Deve estar:
A. Em espírito: “veio sobre mim a mão do Senhor ; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheios de ossos” v 1, O homem de Deus ele deve estar em comunhão com Deus tendo os olhos espirituais aberto e atento para cumprir os propósitos que Deus tem nos imputado a cumprir, Ezequiel viu a restauração vindoura de Israel , por meio da visão que ilustrava como tava a situação de Israel no momento e como o Senhor o restauraria.
B. Disposto para a obra: “e me fez andar ao redor deles; era mui numeroso na superfície do vale e estava sequíssimo” v2, nesta visão, o versículo 2 diz que o Senhor fez Ezequiel andar pelo o vale de ossos, o profeta Ezequiel tinha vivido na babilônia, onde os israelitas tinham sido levados cativos, o profeta compartilhou com o povo viu a situação que passava o povo escolhido de Deus, O Senhor falou a Ezequiel por meio de visões o profeta falou ao povo dessas visões anunciou também a mensagem de Deus por meio de ações simbólicas. Ezequiel cumpria a função de sacerdote e profeta, Ezequiel também mostrou interesse pelo templo de Jerusalém. Nós cristãos nos dias de hoje temos que ter como exemplo a vida desse profeta dedicado com a obra do Senhor disposto a dar seu tempo o seu melhor a seara do Senhor, vivemos em meio a uma comunidade cristã que não tem mais o desejo de labutar em favor do evangelho, o homem de Deus tem que esta disposto a liberta-se do egoísmo e saber que temos que ter uma visão cristocêntrica voltada a fazer a vontade de Deus e deixar tudo aquilo que nos impede de labutar na obra do Senhor .
C. Convicto do seu chamado: “disse-me ele, profetiza a estes ossos e dize-lhes: ossos secos ouvi a palavra do Senhor. V4. O versículo 4 ao 6 o Senhor da ordem a Ezequiel para profetizar os ossos secos e da todas as diretrizes de como o profeta deveria fazer.
“então profetizei segundo o Senhor me fora ordenado;” v7.a, então Ezequiel cumpriu o propósito de Deus que tinha lhe ordenado, ele estava convicto do seu chamado, no capitulo 2 de Ezequiel relata a sua vocação, 1-foi chamado por Deus (2.1). 2-foi revestido por Deus (2.2). 3-foi enviado por Deus para proclamar “assim diz o Senhor” (2.3-7). 4-foi animado por Deus (2.6). Quantos hoje querem retroceder em meio as dificuldades deixando que as lutas os deveres da vida secular sucumbam o seu chamado.
2º A dependência do homem de Deus
A. Sua dependência vem de Deus: “então me perguntou: filho do homem, acaso, poderá reviver estes ossos? Senhor Deus, tu sabe” V4. A pergunta examinadora de Deus ao profeta poderá reviver estes ossos? Mostra que o impossível só Deus pode fazer, o profeta reconhecia que aqueles ossos representando Israel uma nação morta espiritual que a solução deles era Deus só ele podia trazer a vida espiritual de volta para aquele povo.
B. Reconhecer sua incapacidade: “senhor tu sabes” v4.b. A resposta de Ezequiel mostra a sua incapacidade total em meio aquela situação. Deus nos leva a desafios para proclamar a sua gloria, mostrando aos homens que ele usa vasos de barros falhos a proclamar a sua palavra, com Ezequiel não era diferente ele só precisava proclamar a palavra de Deus em meio aqueles ossos sem vida. O Senhor nos levar a proclamar a sua palavra em meio a essa geração morta espiritual nesse vale de ossos secos, só basta nos dispor a levar a palavra que o Espírito santo convencera e dara vida aos mortos espirituais.
3º A ação do Homem de Deus
1. É de:
Levar a palavra de Deus: “Profetizei como ele me ordenara,” v10. Observando como o Senhor usou o profeta trazendo vida aos ossos secos veremos que é necessário levar a palavra de Deus, mas levar fielmente trazendo de volta a hegemonia da palavra da cruz, que nos últimos anos tem perdido sua identidade seu valor, o sacrifício de Cristo já não basta para a salvação do homem a palavra voltada para o antropocentrismo, temos que retornar ao puro evangelho que mostra a graça de Deus o estado pecaminoso do homem, ser fiel as escrituras.
Levar a palavra de Deus: “Profetizei como ele me ordenara,” v10. Observando como o Senhor usou o profeta trazendo vida aos ossos secos veremos que é necessário levar a palavra de Deus, mas levar fielmente trazendo de volta a hegemonia da palavra da cruz, que nos últimos anos tem perdido sua identidade seu valor, o sacrifício de Cristo já não basta para a salvação do homem a palavra voltada para o antropocentrismo, temos que retornar ao puro evangelho que mostra a graça de Deus o estado pecaminoso do homem, ser fiel as escrituras.
B. Ser ousado: Ezequiel foi um homem ousado, tornou-se um homem firme e corajoso, atingindo com suas mensagens as pessoas mais rebeldes (ez 3.8). Essas características têm que esta presente na vida de cada atalaia do Senhor, para proclamar a mensagem da cruz confrontando os pecadores ao arrependimento dos pecados.
Conclusão:
Que a cada dia viemos enxergar o chamado de Deus e se dispor a cumprir fielmente, basta compreendemos que a cada provação, luta Deus esta no controle moldando o vaso para o utensílio na sua obra.
autor: sem. Paulo de Tarso
Que benção...Deus me chama a ser profeta....só que tenho medo mais não posso me calar pessoas precisam o conhecer atraves de mim
ResponderExcluir